O início de uma jornada

Jornada Financeira

Written by:

Alcançar a tão sonhada  Independência Financeira  é o sonho de grande parte das pessoas.

A ideia de poder acordar sem nenhum tipo de preocupação com a conta bancária no final do mês e assim poder focar nossas energias no que realmente desejamos e nos traz significado, traz o sorriso no rosto de qualquer um (ou vai dizer que você nunca passou horas imaginando o que faria se ganhasse na Mega Sena?).

Eu, como tantos outros também compartilho deste objetivo, não por uma questão do acúmulo pelo acúmulo, mas sim pela tranquilidade que esta condição parece trazer.

E é com esse objetivo que eu inicio o Financionauta, um espaço onde compartilharei conhecimentos e técnicas relacionadas ao tema finanças pessoais.

Convido a todos que estejam lendo estas linhas a encararem comigo esta Jornada e, ao explorarmos juntos o mundo das finanças, transformaremos o que antes era sonho, em objetivos alcançáveis e então em realidade.

Seja você também um Financionauta!


Mas afinal o que é Independência Financeira?

A forma mais simples e comum de se definir Independência Financeira está em dizer que é uma condição onde os seus rendimentos, que não dependem exclusivamente de seu trabalho, ou seja, que são gerados a partir de reservas investidas, garantem que seus gastos sejam cobertos. Em resumo, ao ser independente financeiro você não precisa mais vender a sua força de trabalho, e seu tempo, para poder manter o padrão de vida que considera adequado (e isto pode variar muito de pessoa para pessoa).

Uma interpretação alternativa está em dizer que ser independente financeiramente é não ser escravo do dinheiro, é deixar de ser dominado por ele e se tornar seu mestre, e assim reduzir drasticamente o peso do fator financeiro nas suas decisões de vida, tanto profissionais quanto pessoais. Imagine:

  • Poder trabalhar com o que realmente traz significado à sua vida e te dá prazer, e não com o que paga mais ou possui maior oferta de vagas.
  • Poder acordar despreocupado com o fato de uma ou outra conta que está para vencer e você não sabe de onde vai tirar dinheiro para pagá-la.
  • Poder determinar como gastará seu tempo de vida, tão escasso.
  • Poder…

De modo simples, Independência Financeira é isto, é poder viver uma vida menos refém da sua condição financeira e assim menos estressante.

Tranquilidade: O estado de espírito da Independência Financeira


Jornada Financeira

Se a Independência Financeira é o destino final, o caminho para se chegar a ela é o que chamo de  Jornada Financeira. 

Embarcamos nesta jornada desde que nascemos, querendo ou não. No começo de nossas vidas não temos consciência de que estamos inseridas nela, mas em certo momento passamos a entender que a condição financeira é um dos pilares de nossas vidas, influenciando todos os demais.

No começo da jornada, somos completamente dependentes financeiramente de alguém, na maioria dos casos dos nossos pais, até que em um determinado momento, caso tudo ocorra bem, passamos a utilizar nossos cérebros e músculos para gerar renda trabalhando e assim evoluímos um nível em nossa jornada.

Algumas pessoas não passam do primeiro nível nessa jornada, outras (a maioria) alcançam o segundo nível. O grande problema é que este segundo nível é o mais difícil de ser ultrapassado, e se não nos atentarmos, e proativamente buscarmos superá-lo, podemos passar a maior parte de nossos anos de vida presos à esta condição.

O desafio e sonho do Financionauta é ajudar todos àqueles que desejam evoluir em sua Jornada Financeira, alcançando níveis cada vez melhores. Para isto, serão apresentadas provocações e técnicas que busquem estabelecer ser um “mapa” para todos os que aceitem embarcar nesta jornada.

Se aceita este desafio, não deixe de acompanhar os próximos posts.

Torne-se um financionauta você também!!


Caso deseje receber conteúdos do Financionauta, insira seu contato abaixo e embarque em nossa jornada.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of